Já fez LIKE no TVI Notícias?

Japão já tem novo ministro das Finanças

Relacionados

Soichi Nakagawa demitiu-se depois de escândalo ligado a embriaguez

O actual ministro da Política Económica e Orçamental, Kaoru Yosano, vai assumir a pasta das Finanças no Japão, anunciou esta terça-feira o primeiro-ministro japonês, Taro Aso.

Esta decisão surge depois Soichi Nakagawa, até aqui ministro das Finanças, ter apresentado esta manhã a sua demissão, um dia depois de ter sido acusado ter estar embriagado durante a reunião do G7, que decorreu no último sábado, em Roma.

PUB

Mais detalhes aqui

«Queria pedir ao ministro Yosano para assumir estas funções», disse Aso aos jornalistas depois de ter aceite a carta de demissão «com efeitos imediatos» de Nakagawa, escreve a Lusa.

Yosano, de 70 anos, é partidário ferrenho das políticas de austeridade. Em Setembro último, Yosano foi rival de Aso na corrida para o cargo de primeiro-ministro e para a liderança do partido no poder.

Recorde-se que Nakagawa já tinha anunciado esta terça-feira de manhã que se iria demitir, mas tinha indicado que esta só teria efeitos daqui a algumas semanas depois da aprovação do orçamento de Estado para o ano de 2009/2010.

«Pensei que valeria mais para o país que me demitisse. O primeiro-ministro não tentou dissuadir-me», declarou Nakagawa.

Apesar de Soichi Nakagawa ter negado ontem estar bêbado e ter chegado até a culpar a sua alteração de comportamento aos medicamentos que tomou para tratar uma suposta constipação, a pressão foi muita e soou como «um golpe» para o primeiro-ministro, Taro Aso, que nos últimos tempos tem visto a sua taxa de popularidade muito baixa.

PUB

Além disso, os números da economia japonesa relativos a 2008 também não ajudaram. O país obteve o pior desempenho em 35 anos, com o PIB a recuar 3,3% no último trimestre de 2008.

Veja aqui o vídeo da conferência de imprensa polémica

PUB

Relacionados

Últimas