Já fez LIKE no TVI Notícias?

Taxa de desemprego cai para 7,7% em Portugal

Relacionados

Mais de 400 mil indivíduos continuam desempregados

A taxa de desemprego, estimada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) para o terceiro trimestre deste ano, foi de 7,7%.

Este valor é inferior em 0,2 pontos percentuais (p.p.) face ao observado no mesmo período do ano passado mas superior em 0,4 p.p. ao obtido no trimestre anterior.

PUB

A verdade é que, ao todo, 433,7 mil indivíduos continuam desempregados, correspondendo a uma quebra de 2,4% face ao trimestre homólogo de 2007 e a um aumento de 5,8% em relação ao trimestre anterior.

Assim, o número de empregados diminuiu 0,1% quando comparado com o mesmo trimestre de 2007 e 0,6% relativamente ao trimestre anterior.

Os resultados do Inquérito ao Emprego relativos ao terceiro trimestre do ano mostram ainda que a população activa em Portugal diminuiu 0,3% (15,2 mil indivíduos) face ao mesmo trimestre do ano passado e 0,2% (8,5 mil) face ao trimestre anterior.

Já a população empregada, num total de 5.195,8 mil indivíduos, no terceiro trimestre de 2008, registou um decréscimo homólogo de 0,1% (4,5 mil indivíduos) e trimestral de 0,6% (32,3 mil).

Emprego entre as mulheres aumentou

Para a diminuição homóloga da população empregada contribuiu o decréscimo do número de empregados do sexo masculino (6,9 mil indivíduos). O emprego de mulheres, pelo contrário, aumentou ligeiramente (2,5 mil), diz ainda o INE.

Os desempregados à procura de novo emprego diminuíram em 11,3 mil indivíduos. Já o número de desempregados à procura de primeiro emprego permaneceu relativamente estável.

Recorde-se que o Governo prevê que a taxa de desemprego se situe em 7,6% no conjunto deste ano e em 2009.

PUB

Relacionados

Últimas