Já fez LIKE no TVI Notícias?

Empresas dirigidas por mulheres são 10% mais eficazes

Relacionados

O comissário europeu para a Igualdade de Oportunidades, Vladimir Spidla, afirmou que as empresas dirigidas por mulheres são 10 por cento mais eficazes.

Citando um estudo finlandês, Vladimir Spidla falava em conferência de imprensa, no final da Reunião Informal de Ministros para a Igualdade de Género, que se realizou esta quinta-feira em Lisboa, no âmbito da presidência portuguesa da União Europeia (UE).

De acordo com o comissário europeu para o Emprego, Assuntos Sociais e Igualdade de Oportunidades, o estudo finlandês sobre Pequenas e Médias Empresas (PME) demonstra «o potencial» do empreendedorismo feminino «que está ao alcance da UE», diz a agência «Lusa».

PUB

O comissário defendeu que a UE deve usar os fundos estruturais de todas as formas possíveis para promover a igualdade de género.

Por sua vez, o ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, reiterou a intenção do Governo português de incentivar o empreendedorismo feminino discriminando positivamente os projectos empresariais lançados por mulheres, que foi anunciada quarta-feira pelo secretário de Estado Jorge Lacão.

Questionado pela comunicação social sobre a justificação para essa decisão, o ministro apenas disse que o empreendedorismo «é um dos sectores em que a participação das mulheres é muito insuficiente» em Portugal.

Sem adiantar prazos nem detalhes da discriminação positiva, Pedro Silva Pereira assegurou que «os regulamentos do Programa Operacional para a Competitividade» do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) para o período 2007-2013 «vão consagrar um mecanismo de majoração nos apoios financeiros ao empreendedorismo feminino».

O ministro acrescentou que haverá também «um fundo de capital de risco, de apoio a estas iniciativas» lançadas por mulheres e «apoios às redes associativas que permitam disseminar este tipo de iniciativas na sociedade portuguesa».

PUB

Relacionados

Últimas