Já fez LIKE no TVI Notícias?

Wincor prevê reforçar presença em Portugal

Feira do grupo alemão chegou ao fim

A Wincor Nixdorf, empresa que fornece soluções para banca e retalho, prevê reforçar presença no mercado nacional e aumentar o volume de negócios em Portugal. Apesar de não adiantar valores, a companhia considera que o objectivo «é manter a liderança na banca, fortalecer a posição do retalho e afirmar uma presença sólida nos serviços fruto do que tem investido na área».

Para isso, a Wincor conta ultrapassar, este ano, 1.000 ATM (caixas automáticas Multibanco) com depósito inteligente (ou seja, permite depositar e levantar notas sem utilizar envelope). Neste momento, a empresa já implementou 1.000 e tem em carteira mais 200 caixas com esta funcionalidade.

PUB

A empresa passou de uma facturação de 6 milhões de euros em 2001/2002 para 16 milhões de euros em 2006. No entanto, segundo fonte oficial, «o objectivo para este ano é ambicioso e passa por continuar a crescer».

Exemplo disso, é o aumento do número de colaboradores que atinge os 62 e o reforço em determinadas áreas, como é o caso do «call center».

Inovação no retalho

Além da banca, a Wincor aposta também no mercado de retalho. A empresa disponibiliza várias «soluções inovadoras» para este sector. É o caso da máquina de «recolha de vasilhame» («reverse vending machine») assim como um sistema de «check-out» e de «self check-out», que, em muitos casos, dispensam operadora.

Feira chega ao fim

O grupo está presente em mais de 90 países e organizou entre o dia 29 e 31 de Janeiro uma feira (Wincor World 2008), em Paderborn, na Alemanha, para mostrar aos investidores e clientes as principais soluções que tem vindo a desenvolver para as áreas da banca e retalho.

PUB

Neste encontro o CEO da empresa, Eckard Heidloff, garantiu aos jornalistas que a África, os EUA e a Ásia são mercados a apostar, apesar de reconhecer que, terá para cada um destes países estratégias distintas.

Aliás, de acordo com o mesmo, o peso da Alemanha em termos de quota de mercado tem vindo a diminuir. Entre 1999/2000 este país detinha 51%, neste momento detém 27%. Já a Europa começa a ganhar mais relevo, passando de 38% para 52% em termos de quota de mercado.

Uma outra aposta passa por nivelar o peso do «hardware» e do «software»/serviços. «O objectivo é cada um destes pese 50%», no entanto, o CEO da Wincor reconhece que «ainda vai demorar algum tempo», afirmando ainda que «não tem pressa».

A empresa alemã conta actualmente com 8579 colaboradores mas prevê atingir os 9 mil em Setembro.

* A jornalista viajou à Alemanha a convite da empresa

PUB

Últimas