Já fez LIKE no TVI Notícias?

Segunda maior central solar em Portugal arranca na próxima semana

Potência total instalada de 12 megawatts

A segunda maior central solar fotovoltaica em Portugal começa a ser construída na próxima semana em Ferreira do Alentejo (Beja), num investimento de quase 51 milhões de euros para produzir energia «limpa» durante 25 anos, escreve a «Lusa».

Com uma potência total instalada de 12 megawatts (MW) e 63.360 módulos fotovoltaicos, a Central Solar de Ferreira do Alentejo, o primeiro projecto fotovoltaico do grupo português de energias renováveis Generg, vai «nascer» num terreno de quase 60 hectares na Herdade da Chaminé.

PUB

A primeira fase de construção arranca durante a próxima semana e a central deverá começar a produzir de forma parcial «entre Dezembro deste ano e Janeiro de 2009», quando estiverem instalados os primeiros 6,6 MW, adiantou Hélder Serranho, administrador do grupo Generg.

O arranque da segunda fase está dependente da desafectação de cerca de 30 hectares da Herdade da Chaminé incluídos em Reserva Agrícola Nacional (RAN) e onde o grupo prevê instalar os restantes 5,4 MW.

A verificar-se esta expectativa, admitiu Hélder Serranho, «a central poderá ficar concluída e começar a funcionar em pleno em Junho de 2009» para produzir 21,3 gigawatts/hora de energia «limpa» por ano, «cerca de 75% do consumo anual energético no concelho de Ferreira do Alentejo».

O presidente do município de Ferreira do Alentejo, Aníbal Costa, congratulou-se hoje com a instalação da central, frisando tratar-se de «mais um projecto que vem afirmar o concelho como um importante produtor de energia renovável».

Com 2.520 seguidores solares azimutais, equipados com 104 painéis solares cada um, a central será a maior do mundo, em potência total instalada e capacidade de produção, 6,41 MW mais do que o actual maior complexo do género, situado em Brandis, na Alemanha, com 17,25 MW já instalados de um total de 40 MW previstos.

PUB

Últimas