Já fez LIKE no TVI Notícias?

Galp assina contrato de concessão de Terminal com Porto de Sines

Relacionados

Concretização do contrato sujeita a aprovação das autoridades competentes

A Galp Energia e a Administração do Porto de Sines assinaram esta sexta-feira um contrato de concessão do Terminal de Granéis Líquidos (TGL) e gestão integrada de resíduos do Porto de Sines, por um período de 30 anos.

Com esta concessão, a Galp Energia «passa a operar o maior terminal de granéis líquidos do país» que, em 2006, recebeu 803 navios em operação comercial e movimentou cerca de 17,5 milhões de toneladas de carga, das quais 5,7 milhões de toneladas para exportação, «constituindo-se como a principal porta de entrada e saída nacional de produtos petrolíferos e seus derivados», diz a petrolífera em comunicado.

PUB

A Galp diz ainda que o TGL foi concebido numa arquitectura de multi-cliente e multi-produto, com seis postos de acostagem e fundos naturais até 28 metros ZH e tem capacidade para receber navios de porte até 350 mil toneladas Dwt (dead weight tonage), permitindo a movimentação simultânea de diferentes produtos (crude, refinados, gases liquefeitos e outros granéis líquidos).

«Dispõe de uma esteira de pipelines para a movimentação dos produtos entre o porto, a zona adjacente de tancagem e a ZILS, Zona Industrial e Logística onde estão instaladas algumas das indústrias que utilizam o terminal, sendo a principal a refinaria da Galp em Sines», remata a Galp. A concretização deste contrato fica agora sujeita a aprovação pelas autoridades competentes.

As acções da Galp seguem a cair 0,52% para os 13,49 euros.

PUB

Relacionados

Últimas