Já fez LIKE no TVI Notícias?

Martifer Construções expande-se para Angola e Índia

Mercado externo deve ultrapassar peso de Portugal este ano

A Martifer vai reforçar a sua aposta na construção metálica, alavancando o crescimento esperado para os próximos anos nesta área com a introdução de fábricas em Angola e na Índia.

Recorde-se que este sector representou 298,5 milhões de euros em 2007, devendo o mesmo alcançar os 340 milhões este ano.

PUB

Quanto à fábrica de Angola, o administrador executivo da empresa (CEO), Carlos Martins, sublinhou que o projecto «está na fase final de licenciamento» e representará um investimento de 3,2 milhões de euros (5 milhões de dólares). A Martifer conta que o atraso fique resolvido até ao final do primeiro semestre e que a fábrica «comece a funcionar ainda este ano», disse o CEO aos jornalistas, esta sexta-feira, durante a apresentação de resultados de 2007, que decorreu em Lisboa.

Já quanto ao projecto na Índia, a Martifer espera resultados da criação de uma nova fábrica de construção metálica já em 2009.

«A Índia é um projecto que pretendemos levar a cabo com a Suzlon. Estamos em fase final de tomar decisões», disse Carlos Martins, sublinhando a elevada dimensão deste país, bem como a sua necessidade de infra-estruturas.

Impactos da valorização do euro

Para este ano, a Martifer prevê que o mercado externo passe a valer mais nas suas contas face ao português. Para tal, além da aposta em Espanha, Grécia e Itália, a empresa referiu que os Estados Unidos são um mercado a ter em conta, estando a preparar-se para investir neste país, no Texas ou Novo México, para a criação de uma fábrica com capacidade de produção de 200 torres eólicas.

PUB

Este investimento é sublinhado pela administração da empresa dado que a desvalorização do dólar face ao euro torna «impossível a exportação de máquinas de Portugal para os Estados Unidos». De acordo com o administrador financeiro da empresa, Jorge Martins, para fazer face ao ritmo cambial, «a alternativa passa por exportar na China ou por produzir localmente».

Recorde-se que a empresa registou lucros de 12,8 milhões de euros no ano passado, valor que representa um crescimento de 39% face ao período homólogo.

As acções da Martifer seguem a desvalorizar 0,26% para 7,69 euros.

PUB

Últimas