Já fez LIKE no TVI Notícias?

Empresa alemã investe 12 milhões em parque solar no Alentejo

Relacionados

Uma empresa alemã de energias renováveis está a instalar um parque solar em Almodôvar (Beja), num investimento de 12 milhões de euros que vai permitir produzir energia limpa para a rede eléctrica nacional nos próximos 25 anos.

Segundo Pedro Belo, representante português da WPD, o Parque Solar do Interior Alentejano, o primeiro projecto da empresa alemã em Portugal, está a ser construído num terreno de 20 hectares na freguesia do Rosário, naquele concelho alentejano, avança a «Lusa».

De acordo com o responsável, a construção do parque, com uma capacidade instalada de 2,15 megawatts (MW), vai decorrer até Dezembro, altura em que deverá começar a funcionar em pleno.

PUB

No entanto, adiantou, «numa primeira fase, prevemos começar a injectar energia na rede eléctrica nacional a partir de Outubro, quando estiver instalado o primeiro MW».

Com base numa tarifa de cerca de 0,31 euros por kilowatt/hora (kWh), Pedro Belo acrescentou que o parque solar, com 13 mil painéis fotovoltaicos, vai vender energia à rede eléctrica nacional, durante os próximos 25 anos.

Sem custos de fuel ou emissões, o parque solar vai produzir cinco gigawats/hora (GWh) por ano que, segundo Pedro Belo, será suficiente para alimentar duas mil habitações e poupar seis mil toneladas em emissões de gases de efeito de estufa (CO2) em comparação com uma produção equivalente a partir de combustíveis fósseis.

Envolve 50 trabalhadores e cria 5 postos de trabalho permanentes

Com um investimento global previsto de 12 milhões de euros, o projecto vai envolver 50 trabalhadores durante a fase de construção e prevê criar cinco postos de trabalho permanentes, sobretudo nos serviços de manutenção.

Pedro Belo explicou que a WPD decidiu investir em Portugal devido à «oportunidade de negócio aberta pela legislação portuguesa de energias renováveis».

As «excelentes» condições solares de Almodôvar e a «boa colaboração e abertura» do município foram as razões apontadas pelo responsável para justificar a construção do parque solar naquele concelho do distrito de Beja.

PUB

Relacionados

Últimas