Já fez LIKE no TVI Notícias?

Universidade do Porto entre as 500 melhores

Segundo o ranking elaborado pela Shangai Jiao Tong University

A Universidade do Porto (UP) ascendeu ao grupo das 500 melhores do mundo, segundo o ranking elaborado pela Shangai Jiao Tong University, um dos mais respeitados a nível mundial ao nível da avaliação das universidades, avança a Lusa.

«Este é um estímulo muito importante», afirmou esta sexta-feira António Marques, vice-reitor da UP, em declarações à Lusa, salientando que este ranking «é o mais conhecido a nível mundial».

PUB

A lista agora divulgada coloca a Universidade do Porto no grupo que ocupa as posições 402 a 508 a nível mundial, surgindo ainda como a melhor universidade portuguesa.

«Estas questões dos rankings não são pacíficas, mas as universidades acabam por estar sempre expostas quer estejam dentro ou fora, pelo que é preferível estar incluída neste ranking», salientou António Marques, recordando que esta é a primeira vez que a UP integra esta avaliação da Shangai Jiao Tong University.

A nível europeu, a Universidade do Porto surge no grupo que ocupa as posições 172 a 207, o que permite alimentar «sérias expectativas» quanto à concretização do objectivo traçado para 2011, ano em que a UP assinala o primeiro centenário.

«Temos como objectivo estar entre as 100 melhores universidades europeias no ano do centenário», frisou o vice-reitor, salientando acreditar que se trata de «um objectivo realizável desde que se consiga mobilizar a universidade nesse sentido».

Segundo António Marques, «até agora, os indícios (da mobilização) são bons», pelo que o objectivo pode ser atingido até 2011.

PUB

Universidade de Lisboa também está na lista

No ranking agora divulgado, a Universidade de Lisboa também integra o grupo que ocupa as posições 402 a 508, mas apresenta uma avaliação dos indicadores ligeiramente inferior à da Universidade do Porto (49,4 e 49,6 respectivamente).

Nesse sentido, o vice-reitor da UP salientou que a subida que a Universidade do Porto tem vindo a registar nos vários rankings conhecidos nos últimos anos não é um acto isolado, mas traduz «a melhoria da qualidade do ensino e da investigação em Portuga».

«As universidades portuguesas têm vindo a subir claramente, muito especialmente a partir da segunda metade da década de 80», afirmou.

A Universidade do Porto, fundada a 22 de Março de 1911 foi recentemente classificada na 11ª posição entre os estabelecimentos de ensino superior ibero-americanos.

Aquela que é actualmente a maior universidade portuguesa tem 14 faculdades e 71 unidades de investigação científica espalhadas por três pólos na cidade do Porto, frequentados por 28 mil alunos e 2.300 docentes e investigadores.

PUB

Últimas