Já fez LIKE no TVI Notícias?

País envelhece. Devemos ter mais filhos?

Finanças públicas estão ameaçadas pelo envelhecimento da população. Estado deve promover políticas de natalidade?

Comissão Europeia avisa que Portugal é um dos países de «alto risco» da União Europeia. E considera que a sustentabilidade das finanças públicas em Portugal se encontra em «alto risco» devido ao envelhecimento, particularmente elevado, da sua população.

Escreve o Diário de Notícias que, num relatório, a ser divulgado hoje em Bruxelas, a Comissão salienta que o risco, a longo prazo, para as finanças públicas se deve ao impacto negativo dos custos com as pensões e assistência a um segmento crescente de idosos, enquanto a população activa se torna, comparativamente, menos volumosa, resultando na redução das contribuições para a assistência social.

PUB

Segundo números do Eurostat, em 2050, os portugueses com 65 anos ou mais representarão 32 por cento da população, em comparação com 17 por cento, no ano passado, e 15 por cento em 1995. A mesma estatística coloca a vizinha Espanha na posição mais delicada, com 36 por cento de idosos, em 2050. A média estimada dos 25 Estados membros da UE, em 2050, é 30 por cento. O grupo de «alto risco» inclui, igualmente, a Grécia, a Hungria, Chipre, Eslovénia e República Checa.

Qual a solução para inverter esta tendência? Será que os portugueses deveriam pensar seriamente em ter mais filhos? Ou o Estado é responsável por promoção de medidas que incentivem a natalidade? O leitor? O que acha?

PUB

Últimas