Já fez LIKE no TVI Notícias?

Alterações climáticas: missão de estudo pode não se realizar por ser cara

Relacionados

Custos podem ir dos 450 milhões aos 590 milhões de euros

Os cientistas europeus estão a debater se deve ou não avançar uma missão espacial pioneira que estudaria o impacto das nuvens e das partículas atmosféricas nas alterações climáticas, noticia a Lusa.

Esta missão pioneira do satélite Earthcare implica custos que podem ir dos 450 milhões aos 590 milhões de euros, pelo que está agora a ser alvo de revisão.

PUB

«Os Estados-membros da Agência Europeia Espacial [ESA, na sigla em inglês] pediram-nos para compilar os prós e os contras desta revisão formal», afirmou Volker Liebig, director do departamento de observação da Terra da AEA.

«Eles querem ouvir os cientistas, ver se há alternativas que possam ter os mesmos resultados científicos. Vamos levar as conclusões desta revisão aos Estados-membros [da ESA] para que possam decidir o que vão fazer», disse o responsável, em declarações à BBC.

Até agora, já foram postas em órbita três outras missões da ESA que trouxeram informações novas e importantes sobre a gravidade, o gelo polar, a humidade dos solos e a salinidade dos oceanos.

PUB

Relacionados

Últimas