Já fez LIKE no TVI Notícias?

Mais de 90% das notas têm vestígios de cocaína

Relacionados

Um estudo realizado em Espanha indica que 94 por cento das notas de euros que circulam pelo país vizinho contêm vestígios de cocaína, sendo que a Espanha é o líder mundial no consumo de droga, com cerca de 474 mil consumidores regulares deste tipo de droga.

Diversos cientistas espanhóis recolheram 20 notas de euros de cada uma destas cinco cidades: Madrid, Barcelona, Valência, Sevilha e Bilbao, que foram recolhendo de forma aleatória em supermercados, ginásios e farmácias.

Cada nota espanhola de euros contem uma média de 25,18 microgramas de cocaína o que revela uma «enorme taxa de consumo da substância», cita o «El Mundo».

PUB

Das cem notas que foram analisadas, só seis não continham vestígios de cocaína. A contaminação das notas deve-se «ao uso por parte de consumidores que inspiram a substância através das mesmas», referem.

No caso de Madrid, por exemplo, apenas três das 20 notas da capital espanhola não continham «traços da droga».

Apesar dos preços terem vindo a baixar, neste momento, um grama custa à volta de 60 euros e uma linha cerca de 5 euros. Esta descida dos preços explica-se pelo aumento de produção decidido pelas milicias paramiltiares na Colômbia, «que precisam de mais dinheiro para adquirir armamento».

Notas desfazem-se

A maioria dos consumidores que inalam esta droga utilizam normalmente as notas enroladas.

Os especialistas dizem, no entanto, que não é possível precisar quantas notas foram realmente utilizadas para o consumo e quantas terão sido contaminadas.

Segundo o farmacêutico e especialista em análises e controlo de medicamentos e drogas Carlos Elizalde, «muitas ficam contaminadas nas máquinas de contar notas, tanto nas dos bancos como nas que os traficantes usam. Desde que haja uma impregnada da substância, a máquina pulveriza facilmente a cocaína nas outras», salienta.

Também o director do Instituto de Investigação Farmacêutica e Biomédica de Nuremberga, Fritz Soergel, disse ao «El mundo» que em 2003 realizou um estudo semelhante na Alemanha, e que as notas com mais de um micrograma de cocaína teriam sido usadas para inalar. Das cem notas analisadas em Espanha, 91 continham valores superiores a este valor.

Outros países europeus já fizeram levantamentos semelhantes. Uma pesquisa feita pela BBC, em 1999, concluiu que 99% das notas de cinco libras em circulação na Grã-Bretanha continham traços de cocaína.

PUB

Relacionados

Últimas