Já fez LIKE no TVI Notícias?

BBVA fecha 150 balcões para fazer face à crise

Banco já suprimiu 260 balcões em 2007 e 2008

O BBVA foi o primeiro dos grandes bancos espanhóis a ajustar a sua rede comercial à nova realidade. Para fazer face à crise, a instituição anunciou que vai fechar este mês 150 balcões e não afasta a possibilidade de mais encerramentos ao longo do ano.

Nos primeiros quatro meses de 2009 o crédito total subiu apenas 1,7% e as previsões para o resto do ano apontam para uma queda considerável, cenário que deverá continuar em 2010. O banco decidiu por isso ajustar-se à queda do negócio, reduzindo o número de sucursais para 3.200, avança o «El Pais».

PUB

«Antecipámo-nos com um ajuste da rede que começou em 2007 e este ano ficaremos com a rede adequada para começar a ganhar quota de mercado», afirmou o banco.

Entre 2007 e 1008, o BBVA fechou 260 balcões, enquanto que o sector, no seu conjunto, abriu mais 2.311. Uma estratégia em contra ciclo que permitiu ao grupo melhorar a sua eficiência.

Das unidades que serão encerradas, 115 são da banca comercial, 15 da banca de negócios e outras tantas da Dinero Express, filial dedicada ao negócio com imigrantes.

Os cortes afectarão 500 funcionários, que serão recolocados noutros balcões. Não há cortes de pessoal, mas sim uma redefinição da rede: a estratégia passa por colocar um balcão principal, do qual dependerão cinco balcões mais pequenos, dedicados apenas às vendas e serviço de caixa.

PUB

Últimas