Já fez LIKE no TVI Notícias?

Cadeia espanhola de tv Telecinco processa Youtube

Relacionados

Portal de partilha de vídeos foi contactado várias vezes mas não mudou de atitude

A espanhola Telecinco anunciou esta quinta-feira a apresentação de uma queixa contra o Youtube por «atentar contra os directos de propriedade intelectual e industrial da cadeia de televisão».

Em causa estão vídeos reproduzidos e colocados à disposição dos cibernautas pelo portal online de partilha de vídeos, explicou a empresa num comunicado.

PUB

A Telecinco diz que dirigiu ao Youtube vários pedidos para que o mesmo pusesse fim às alegadas infracções contra os seus directos de propriedade e que o portal «se negou a adoptar medidas efectivas e assumir responsabilidade».

A cadeia de tv alega que o Youtube obtém um «evidente e avultado benefício ao explorar as imagens e tem um papel que excede em muito o de um mero intermediário de conteúdos» porque «explora comercialmente por si mesmo os vídeos previamente fornecidos pelos utilizadores», convertendo-se assim num fornecedor de conteúdos.

A Telecinco diz ter conhecimento de várias infracções cometidas no site do Youtube e dá como exemplo a distribuição de episódios da popular série CSI, uma semana antes de os mesmos estrearem na Telecinco. O administrador delegado da cadeia, Paolo Vasile, afirmou mesmo que a actuação do Youtube limita as perspectivas do negócio noutros canais de distribuição como a TDT, os telemóveis e a própria rede de Internet.

«A pirataria é um atentado à cultura e à livre expressão, pelo que decidimos combater os piratas interpondo uma acção contra o Youtube, uma empresa cotada em bolsa que está a causar um enorme dano aos autores, à cultura e à empresa», refere o mesmo responsável.

PUB

Relacionados

Últimas