Já fez LIKE no TVI Notícias?

Ford despede 1.300 trabalhadores em Valência

Relacionados

Cerca de 19% da força de trabalho da unidade

A direcção da fábrica da Ford em Almussafes, Valência, anunciou esta terça-feira o despedimento de 1.300 dos seus trabalhadores, que considera necessário devido à queda na venda de automóveis, refere a «Lusa».

O despedimento colectivo, feito através do que em Espanha se conhece como Expediente de Regulação de Emprego, afectará cerca de 19 por cento dos cerca de 7.000 trabalhadores da fábrica.

PUB

A informação foi dada hoje ao Comité de Empresa, representante dos trabalhadores, pela direcção da empresa que justificou a necessidade dos despedimentos devido à queda nas vendas no sector.

Um argumento idêntico ao usado hoje pela General Motors que também comunicou aos trabalhadores da sua fábrica em Saragoça que vai cortar 600 empregos.

No caso da fábrica da Ford em Valência, por exemplo, a direcção vai cortar quase um terço da produção diária prevista do Ford Focus, que deveria ser de 1.450 unidades/dia até Fevereiro e que passará a cerca de mil/dia.

Os sindicatos esperavam conseguir evitar os despedimentos, conseguindo numa primeira fase que a Ford optasse pela redução de horário entre os três turnos em que funciona actualmente a fábrica.

Essa possibilidade está para já excluída pela direcção da empresa que explicou que os despedimentos afectarão em particular o turno da noite.

PUB

Relacionados

Últimas