Já fez LIKE no TVI Notícias?

Financial Times chama Governo espanhol de «paranóico»

Relacionados

Enquanto a ministra defendia a solvência da economia espanhola na sede do jornal, ministro do Fomento acusava os meios de comunicação e investidores de conspiração

O Governo espanhol continua a criar obstáculos no seu próprio caminho, escreve o «El Pais». Enquanto a ministra da Economia, Elena Salgado, recorria ao Financial Times, jornal de referência na cidade londrina para convencer de que Espanha e a sua economia são para confiar, o ministro do Fomento, José Blanco, assegurava que a campanha contra Espanha faz parte de um ataque mais global contra o Euro e que foram atacados por manobras por parte dos especuladores que, «agora que vêem que saímos da crise, não querem que haja uma maior regulação para continuarem a fazer das suas».

O ministro do Fomento foi ainda mais longe: «Nada do que está a acontecer, incluindo os editoriais de alguns meios de comunicação estrangeiros com os seus comentários apocalípticos, é fruto da casualidade ou inocente, responde a alguns interesses particulares». De acordo com o mesmo, ainda que seja excepcional por causa da crise imobiliária, a situação de Espanha «não é diferente na maioria dos aspectos do resto dos países da Zona Euro».

PUB

Estas palavras não passaram despercebidas para Izabella Kaminska, colunista do Financial Times e bloguista activa. Numa entrada apelidada, em espanhol, «Nada do que está a acontecer no mundo, incluindo os editoriais dos jornais estrangeiros, é casual ou inocente», Kaminska diz que as palavras de Blanco soam «um pouco paranóicas».

PUB

Relacionados

Últimas