Já fez LIKE no TVI Notícias?

Portugal dá 1,3 milhões de euros em material militar à Guiné

Ministro Nuno Severiano Teixeira diz que se trata de um «gesto simbólico»

Guiné-Bissau: Ministro da Defesa português entrega material avaliado em 1,3 ME às Forças Armadas

O ministro da Defesa português, Nuno Severiano Teixeira, entregou esta quinta-feira em Bissau ao seu homólogo guineense, Marciano Barbeiro, 16 toneladas de material logístico não bélico avaliado em 1,3 milhões de euros destinado às Forças Armadas da Guiné-Bissau, noticia a Lusa.

PUB

Sapatos, capacetes, cantis, sacos-cama, uniformes, cobertores, sacos de bagagem, almofadas, talheres, pratos, aparelhos de telecomunicações e material de manutenção, de instrução e de escritório fazem parte do donativo entregue por Portugal na sequência de um pedido feito pelas autoridades guineenses há cerca de um ano.

«Isto é um gesto simbólico em que fazemos a transferência deste material para as Forças Armadas da Guiné-Bissau», afirmou o ministro português, que iniciou esta quinta-feira uma visita oficial de dois dias a Bissau.

«No quadro da relação de cooperação entre os nossos países, a Guiné-Bissau mostrou a necessidade de serem fornecidos um conjunto de material para colmatar lacunas e menos de um ano depois estamos aqui a fazer a oferta», referiu Nuno Severiano Teixeira.

O responsável pela pasta da Defesa guineense, Marciano Barbeiro, agradeceu, por seu lado, o gesto das autoridades portuguesas, nomeadamente do chefe de Estado-maior do Exército português, Pinto Ramalho, que também se encontra em Bissau.

PUB

«Este gesto é muito importante porque este lote de material vem colmatar grandes faltas nas Forças Armadas guineenses», disse Marciano Barbeiro.

Nuno Severiano Teixeira termina sexta-feira a visita oficial à Guiné-Bissau, tendo previsto um encontro com o chefe da Missão da União Europeia para a Reforma do Sector de Segurança da Guiné-Bissau, o general espanhol Juan Esteban Verastegui, e uma visita ao quartel de Cumeré, nos arredores de Bissau.

O ministro português manteve encontros com várias autoridades guineenses, nomeadamente o chefe de Estado, João Bernardo «Nino» Vieira, e o chefe de Estado-maior General das Forças Armadas, general Tagmé N`Waié.

PUB

Últimas