Já fez LIKE no TVI Notícias?

«Não há democracia sem política e não há política sem ideias políticas»

Jaime Gama apela para a importância da participação de mais pessoas

O presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, defendeu que a criação de ideias políticas é indispensável para a democracia e salientou a responsabilidade que actualmente recai sobre os partidos e sobre os responsáveis públicos, informa a agência Lusa.

Na sessão solene parlamentar comemorativa do 25 de Abril, Jaime Gama defendeu, por outro lado, «um enquadramento institucional» da língua portuguesa, com «uma atribuição de recursos à altura da responsabilidade da tarefa».

PUB

«Não há democracia sem política e não há política sem ideias políticas», afirmou o presidente da Assembleia da República, na sua intervenção: «A democracia é um debate que assenta na vertiginosa criação de ideias. Prosseguir o espírito do 25 de Abril e ser-lhe fiel é manter vivo em cada um de nós o valor das ideias».

Segundo Jaime Gama, «a agenda política que realmente conta exige um esforço acrescido e sustentação, demonstração e argumentação, agora exercido num espaço público cada vez mais descentralizado e competitivo». Isso «faz recair sobre os partidos políticos a grande responsabilidade de agir mais como intermediários inteligentes da própria sociedade que nasce, se afirma e renova, do que como depositários letárgicos de opiniões feitas ou de posições instaladas».

Quanto à língua portuguesa, o presidente da Assembleia da República defendeu que esta «há muito devia ter justificado, em Portugal, a definição de um enquadramento institucional e de uma atribuição de recursos à altura da responsabilidade da tarefa, tendo a coragem de começar por confessar a insipiência, o amadorismo e a falta de meios com que o assunto é tratado».

«Apelo para que, finalmente, o tema seja estudado em toda a sua extensão e possam ser tomadas medidas adequadas antes de iniciarmos a presidência portuguesa da CPLP, no próximo mês de Julho», declarou.

PUB

Últimas