Já fez LIKE no TVI Notícias?

«Este Papa é politicamente desastrado»

Teólogo brasileiro classifica ainda Bento XVI como um «pastor medíocre»

O teólogo brasileiro Leonardo Boff, ex-colega de Joseph Ratzinger, classifica Bento XVI como um Papa «politicamente desastrado» e um «pastor medíocre» pela forma como geriu as declarações de bispos católicos sobre o Holocausto.

«Este Papa é politicamente desastrado. Irritou todas as Igrejas saídas da Reforma negando-lhes o título de Igrejas. Entrou em conflito com os muçulmanos, e agora com os judeus e todo o povo alemão, a ponto de a primeira ministra Merkel ter que intervir junto ao Vaticano. Na verdade, ele pode ser um bom professor, mas é um pastor medíocre que não sabe suscitar direcção à Igreja e ânimo nos fiéis», refere Leonord Boff em entrevista à Agência Lusa.

PUB

Leonardo Boff coloca em questão a escolha de Ratzinger para Papa: «Até hoje é um mistério, pois é uma figura de desunião, de polémica, quando a função de Papa é manter unido o corpo eclesial e animar a fé e a esperança dos cristãos. Ele faria bem a todos se aplicasse para si as leis canónicas, segundo as quais um bispo ou cardeal que ultrapassou 80 anos solicitasse afastamento voluntário de sua função».

Defensor da causa dos Direitos Humanos, durante 22 anos, Boff leccionou Teologia e Espiritualidade em vários centros de estudos e universidades no Brasil e no exterior, além de professor-visitante nas universidades de Lisboa, Salamanca, Harvard, Basileia e Heidelberg.

PUB

Últimas