Já fez LIKE no TVI Notícias?

EUA: maus tratos a jovens

Relatória garante que internos de colégios de reinserção sofrem «abusos»

Os jovens norte-americanos internados em colégios de reinserção social são vítimas de maus-tratos e acidentes, por vezes mortais, provocados por funcionários, denuncia um relatório do Congresso Norte-Americano esta quarta-feira divulgado, noticia a Lusa.

De acordo com o documento, 1.619 adolescentes sofreram abusos de funcionários das instituições só em 2005.

PUB

Sobre os programas de reinserção social recaem, entre 1990 e 2007, milhares de acusações de maus-tratos, por vezes fatais.

O relatório aponta pelo menos dez mortes ocorridas nestes colégios, resultantes de suicídio, acidentes, tortura, má nutrição ou negligência.

Entre dez a vinte mil jovens encontram-se internados nas instituições, quase sempre contra a sua vontade mas a pedido dos pais, que a elas recorrem na esperança de que os filhos possam endireitar a sua vida.

«Alguns foram forçados a comer o seu vómito, a deitar-se sobre a sua urina ou fezes», descreveu Greg Kutz, o investigador-autor do relatório.

Os colégios de reinserção social aumentaram nos Estados Unidos a partir da década de 90, albergando jovens envolvidos em delitos ou consumo de drogas.

PUB

Últimas