Já fez LIKE no TVI Notícias?

Mães influenciam mais os filhos a fumar

Estudo: progenitoras que fumam têm mais impacto que pai em consumo

Os filhos de pais fumadores têm mais probabilidades de vir a fumar, sendo que a actuação da mãe tem mais impacto do que a do pai no comportamento das crianças, revela um estudo da Universidade do Minho.

Intitulado «Relação entre o tabagismo dos pais e o consumo de tabaco dos filhos: implicações para a prevenção», uma equipa do Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho analisou no final do ano lectivo de 2002/2003 o comportamento de 1.141 alunos de sete escolas EB 2-3 de Braga, escreve a agência Lusa.

PUB

O estudo, do tipo observacional, concluiu que a percentagem de alunos fumadores diários é maior no grupo de alunos cujos pais são fumadores (5,2 por cento) do que no grupo de alunos filhos de pais que não fumam (3,3 por cento).

Também entre os jovens que fumam semanalmente, verificou-se uma prevalência junto dos filhos de fumadores: 5,7 por cento contra dois por cento dos filhos de não fumadores.

Os investigadores descobriram ainda que a figura materna tem mais impacto no comportamento dos filhos: «constata-se que a percentagem de alunos fumadores diários (8,7 por cento) é maior no grupo de alunos cujas mães fumam do que no grupo de alunos filhos de mães que não fumam (3,1 por cento)».

O que leva a concluir que «a influência do consumo de tabaco pelas mães parece ser mais importante do que o dos pais».

Mas mais impacto parece ter o hábito dos pais fumarem dentro de casa, já que neste grupo se encontram entre nove a dez por cento dos jovens fumadores, enquanto que os filhos de pais que não fumam no lar representam uma percentagem inferior a três por cento.

PUB

Perante estes dados, os investigadores concluíram que «o consumo de tabaco pelos pais e pelas mães, particularmente no domicílio, é um factor microssocial de risco relacionado com o consumo de tabaco pelos filhos».

Perante este cenário, a Associação para a Prevenção e Tratamento do Tabagismo de Braga (APPTTB) vai desenvolver o Programa Domicílios Livres de Fumo, para proteger as crianças do fumo.

No âmbito do Dia Mundial contra o Tabaco, que se comemora esta quinta-feira, a associação lança o programa que pretende envolver os educadores e professores do primeiro ciclo, dar-lhes formação sobre tabagismo activo e passivo e sobre métodos de envolver as crianças a actuar junto dos pais.

A APPTTB defende que os pais não devem fumar, pelo menos na presença dos filhos, e que jamais o devem fazer em casa, devendo ter uma atitude negativa em relação ao possível consumo pelos filhos.

PUB

Últimas