Já fez LIKE no TVI Notícias?

Portugueses só são produtivos em 69% do dia

Relacionados

Proveitosos apenas em 5,8 horas das 8,4 horas que trabalham

Os portugueses são dos europeus que, em média, menos produzem em função das horas de trabalho diário.

Segundo um estudo encomendado pela Canon ao ICM Research sobre produtividade, realizado em Julho junto de 5.508 colaboradores de empresas de 18 países europeus, os portugueses são produtivos em apenas 5,8 horas das 8,4 horas (69%) que, em média, trabalham por dia.

PUB

Dificuldades em trabalhar depois de almoço

No topo da produtividade surgem os alemães com uma produtividade média de 6,5 horas de um total de 8,3 horas diárias (78%). Menos produtivos do que os portugueses só os Espanhóis com uma produtividade de 5,7 horas de um total de 8,3 horas diárias. A média europeia cifra-se nos 74%.

Em termos de produtividade, os portugueses elegem o período após o almoço e o início da manhã como os momentos menos produtivos. 39% dos portugueses revela dificuldades em trabalhar a 100% após o almoço, percentagem próxima dos franceses que assumem a liderança neste capítulo, em que 51% dos entrevistados refere que tem quebra de produtividade quando regressa da refeição.

Já 60% dos portugueses invoca o estado letárgico pós refeição e 19% o tempo que despende na consulta e envio de emails para explicar a sua quebra de produtividade, seguindo aqui a tendência europeia verificada no estudo.

Início da manhã é o pior

Pior do que após a hora de almoço só mesmo o início da manhã, com os portugueses, à semelhança dos congéneres europeus, a considerá-lo como um momento de menor produtividade. 26% dos portugueses entrevistados responsabiliza o tempo que precisam para se tornarem activos no trabalho e 19% o tempo despendido na consulta e envio de emails.

PUB

A par da variação da produtividade ao longo do dia, o inquérito revela também flutuações em função do dia da semana e do mês do ano. Entre, os europeus, a terça-feira é o dia da semana considerado mais produtivo e a sexta-feira o menos produtivo.

Para os portugueses, o dia de terça-feira é também o mais produtivo (18%). O mesmo não acontece com o dia menos produtivo que neste caso é a segunda-feira (36%), o valor mais elevado entre os países europeus.

Julho e Dezembro são, por outro lado, classificados como os menos produtivos pelos colaboradores entrevistados, embora no caso português o mês de Dezembro seja substituído pelo mês de Agosto. Aqui, 50% dos entrevistados europeus refere não ter diferenças de produtividade em função do mês do ano.

PUB

Relacionados

Últimas