Já fez LIKE no TVI Notícias?

BE quer explicações sobre poluição no Rio Douro

Relacionados

Bloquistas falam em alegado mau funcionamento de oito estações de tratamento de águas residuais

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda questionou esta terça-feira o Ministério do Ambiente (MA) sobre a «forte poluição» do Rio Douro, devido ao alegado mau funcionamento de oito estações de tratamento de águas residuais (ETAR), escreve a Lusa.

«Como justifica o ministério que o estuário do Douro continue com um nível de poluição elevado, em parte devido aos esgotos e má qualidade do efluente tratado?», questiona o BE, num requerimento enviado através da Assembleia da República.

PUB

O BE refere que um dos autores do Plano de Ordenamento do Estuário (POE) do Douro denuncia a existência de «quase 50 linhas de água que despejam esgotos no estuário do rio Douro», apontando como principal causa da poluição o «mau funcionamento e baixo grau de exigência ambiental das oito ETAR que aí lançam os seus efluentes».

De acordo com dados recentes (Julho de 2010) do Laboratório de Hidrobiologia do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, «o nível de contaminação do estuário do Douro é 200 a 500 vezes superior ao que permitiria atribuir qualidade balnear às águas», salienta o BE.

O partido pergunta que medidas o MA vai tomar para resolver os problemas de funcionamento daquelas ETAR e aumentar os seus graus de exigência ambiental.

PUB

Relacionados

Últimas