Já fez LIKE no TVI Notícias?

Banco do Brasil, Itaú e Bradesco entre os maiores da América

Relacionados

Maior concorrência nos EUA e juros mais altos no Brasil ajudam o país irmão

O Banco do Brasil, Itaú e Bradesco estão entre as cinco instituições bancárias mais lucrativas do continente americano, ganhando posições devido aos mais adversos efeitos da crise nos seus congéneres norte-americanos, segundo um estudo divulgado esta sexta-feira e citado pela Lusa.

O estudo da consultora brasileira Economática, citado pelo jornal Folha de São Paulo, coloca mesmo o Banco do Brasil como o mais rentável do continente, com uma Rentabilidade sobre Património Líquido (ROE) de 32,5%, seguido do Bradesco (23,6%), parceiro do Banco Espírito Santo.

PUB

Norte-americanos no fim da lista

Nos cinco primeiros entra ainda o Itaú (21,5%), e os mais lucrativos norte-americanos (JP Morgan e Bank of América) ficam nas últimas posições, com taxas de apenas 3,9% e 2,5%, respectivamente.

Para a consultora, este indicador «demonstra que a qualidade do Banco do Brasil e Bradesco é muito mais representativa, apesar de terem um lucro menor».

Para a vantagem brasileira em termos de rentabilidade contribui a maior concorrência nos Estados Unidos e os mais altos juros brasileiros: uma taxa real de 6,51% ao ano, descontada a inflação. Em termos nominais, a taxa de juros brasileira é superior à da Venezuela, Rússia, Turquia e Argentina.

Quanto aos lucros, o Banco do Brasil está no terceiro lugar geral, subindo nove posições em relação ao último estudo, apresentando em 2008 um lucro de 3.767 milhões de dólares, à frente do Itaú (3,3 mil milhões) e Bradesco (3,2 mil milhões).

Apesar da crise, os bancos norte-americanos continuam a dominar na lista: 14 entre os 20 mais lucrativos.

PUB

Relacionados

Últimas