Já fez LIKE no TVI Notícias?

Obama: demora em aprovar plano pode ser catastrófica

Relacionados

É hora de decidir, avisa líder norte-americano

O Presidente dos EUA, Barack Obama, alertou ontem para a necessidade de aprovar com urgência o seu plano de resgate do sector financeiro, no valor de 700 mil milhões de dólares (qualquer coisa como 543 mil milhões de euros). A demora, avisou, pode revelar-se catastrófica.

«Não sei se tudo funcionará a 100%, tal como planeámos, mas posso assegurar-vos que se continuamos a atrasar e a paralisar o plano em Washington, a situação pode transformar-se num autêntico desastre», disse Obama no Estado do Indiana.

PUB

Obama admitiu ainda que o plano pode vir a necessitar de um reforço. «Ainda não sabemos se será necessário mais dinheiro nem quanto, enquanto não avaliarmos o sucesso na recuperação da confiança no mercado», afirmou segunda-feira à noite em Washington.

O plano de resgate do sector financeiro será apresentado esta terça-feira, pelo secretário do Tesouro, Timothy Geithner, e tem como principal meta restabelecer a confiança no sector para que o financiamento da economia real volte a funcionar com normalidade.

Há um reforço de capital dos bancos e ainda a compra de activos tóxicos, ou ilíquidos dos bancos.

«O tempo para o debate já terminou», afirmou Obama, concluindo que «agora temos de tomar decisões e de forma imediata».

PUB

Relacionados

Últimas