Já fez LIKE no TVI Notícias?

Samsung paga 300 milhões de dólares por manipular preços

A Samsung Electronics foi declarada culpada por prática de concertação de preços.

A casa mãe e a sua subsidiária nos EUA, a Samsung Semiconductor foram tidas como participando numa «conspiração internacional» e condenadas a pagar uma multa de 300 milhões de dólares, qualquer coisa como 250 milhões de euros.

A acusação refere-se à fixação de preços de memórias DRAM (Dynamic Random Access Memory) e a multa é a segunda maior alguma vez paga em casos de anti-monopólio na história dos EUA.

PUB

Segundo o Departamento de Justiça, a Samsung conspirou com outros fabricantes de memória DRAM para fixar os preços dos produtos vendidos a outras empresas, fabricantes de PCs e servidores, como a Dell, Compaq, HP, Apple, IBM e Gateway. A prática terá ocorrido entre Abril de 1999 e Junho de 2002.

A multa resulta de um acordo assumido entre a Samsung e o Departamento de Justiça, sendo que a empresa se compromete a colaborar com a investigação.

A Samsung e a sua subsidiária não estão sozinhas na acusação destas práticas ilícitas. Do rol constam também nomes como a sul-coreana Hynix, a norte-americana Mícron Technology e a alemã Infineon.

PUB

Últimas