Já fez LIKE no TVI Notícias?

Vítimas de Madoff autorizadas a forçarem a sua bancarrota

Relacionados

Procedimento permitirá reclamar bens que não advenham da fraude

As vítimas da mega-fraude levada a cabo pelo gestor de fundos Bernard Madoff foram autorizadas, pelo juiz encarregue do caso, a forçarem a bancarrota do magnata, para poderem tentar reaver o seu dinheiro.

Esta decisão, de permitir a insolvência forçada do gestor, permitirá recorrer a todos os activos que o mesmo possua para tentar compensar os investidores que se viram prejudicados pela maior fraude financeira da história.

PUB

Apesar das objecções da Securities Exchange Commission (SEC), o regulador do mercado dos EUA, e dos administradores de insolvência da empresa Bernard Madoff Invetment Securities, o magistrado considera que deve ser dada autorização às vítimas para reclamarem inclusivamente os bens do gestor que não são provenientes da fraude cometida.

Recorde-se que Bernard Madoff foi detido a 11 de Dezembro, depois de ter admitido ter levado a cabo um esquema de Ponzi que levou à perda de 50 mil milhões de dólares (37 mil milhões de euros).

Fortuna do magnata valia 620 milhões de euros no fim de 2008

O gestor permaneceu três meses em liberdade, mediante uma caução de 10 milhões de dólares (cerca de 7 milhões de euros), mas acabou por declarar-se culpado de 11 delitos relacionados com fraude e lavagem de dinheiro, o que levou o juiz a decretar a sua prisão. Nesta altura, o gestor aguarda a conclusão do julgamento e arrisca uma pena que pode cegar aos 150 anos de prisão.

No final do ano passado, a fortuna de Madoff estava avaliada em 823 milhões de dólares (620 milhões de euros), incluindo 22 milhões de dólares (16,5 milhões de euros) em propriedades, um iate avaliado em sete milhões de dólares (5,2 milhões de euros) e outro barco de 2,2 milhões de dólares (1,6 milhões de euros).

PUB

Relacionados

Últimas