Já fez LIKE no TVI Notícias?

Namíbia expulsa americanos

Recrutavam voluntários para trabalhar como guardas no Iraque

O governo da Namíbia anunciou a expulsão de dois norte-americanos e a proibição da empresa privada de segurança que os empregava, por recrutarem voluntários para trabalhar como guardas de segurança no Iraque, informa a agência Lusa.

«A Comissão para a Segurança do Estado reuniu-se ontem (quinta-feira), a pedido do governo, e recomendou o encerramento do grupo de gestão e do conselho para a segurança e as operações especiais (SOC-SMG)», indicou o ministro da informação, Netumbo Nandi-Ndaitwah, durante uma conferência de imprensa.

PUB

«Dois cidadãos norte-americanos, Paul Grimes, representante (na Namíbia) de SOC-SMG, e Fredric Piry, director das operações da empresa, são expulsos com efeito imediato da Namíbia. Eles receberam hoje a sua ordem de expulsão», acrescentou o ministro.

SOC-SMG é uma empresa norte-americana com sede no Nevada (Sudoeste), cuja filial na Namíbia havia sido registrada no início de Outubro no Ministério do Comércio.

«O envolvimento dos Estados Unidos no Iraque nunca foi caucionado ou apoiado por um acordo internacional e não pode por isso receber o apoio da Namíbia», segundo o ministro da Informação.

PUB

Últimas