Já fez LIKE no TVI Notícias?

Mais um banco norte-americano em apuros relança pânico

Relacionados

Primeiro foi o Bear Sterns, depois a Fannie Mae e a Freddie Mac

Depois da Fannie Mae e da Freddie Mac, as duas maiores sociedades de crédito à habitação dos EUA, terem chegado a uma situação de ruptura e terem tido de ser resgatadas pelo Tesouro norte-americano, há um novo grupo financeiro em apuros. O alívio causado pela intervenção das autoridades durou apenas um dia. O pânico está de volta.

A Lehman Brothers, uma das maiores casas de investimento dos EUA, pode ser a próxima na lista dos pedidos de ajuda à Administração norte-americana.

PUB

Soube-se esta terça-feira que as negociações entre o banco e a casa de investimento coreana Korea Korea Development Bank (DBK) com vista a uma parceria estratégica que permitiria à Lehman Brothers encaixar capital, chegaram ao fim, sem acordo. A instituição, que amortizou já mais de 8 mil milhões de dólares (cerca de 5 mil milhões de euros) em activos afectados pela crise do subprime, pode estar em maus lençóis.

As acções reagiram de imediato, e chegaram a cair 40% na sessão passada, tocando no valor mais baixo dos últimos dez anos, nos 7,64 dólares.

Além das más notícias já conhecidas, os investidores temem também que o banco apresente prejuízos no terceiro trimestre. No segundo, a casa já apresentou perdas e teme-se que a situação se repita. A Lehman Brothers tinha a apresentação de resultados marcada para a semana que vem, mas acabou por antecipar a data, para esta quarta-feira, para evitar que o pânico dos investidores continue a reflectir-se nas acções.

Mais do que isso, o banco prometeu apresentar acções estratégicas chave para contornar a crise e, ao que se sabe, continua em negociações com outros potenciais investidores.

Antes das três instituições que fizeram abanar os mercados esta semana, houve outro banco a precisar de ajuda: o Bear Sterns.

PUB

Relacionados

Últimas