Já fez LIKE no TVI Notícias?

Vodafone lança o primeiro serviço 3,5G em Portugal

Vodafone torna-se o primeiro operador a disponibilizar 3,5G em território nacional.

Com o lançamento comercial hoje do Vodafone Mobile Connect Card 3G Banda Larga, a Vodafone torna-se no primeiro operador português a disponibilizar aos seus clientes serviços de 3G banda larga, também designada por 3ª geração e meia (3,5G) ou HSDPA (High Speed Downlink Packet Access).

«Temos todos os dados para o lançamento comercial com qualidade», adiantou António Coimbra, Administrador da área de Marketing, Vendas e Operações da Vodafone Portugal, na conferência de imprensa destinada a oficializar o lançamento desta nova tecnologia.

PUB

Assim, depois dos testes realizados durante o mês de Março, a Vodafone disponibiliza, a partir de hoje, o novo serviço de comunicação de dados para PCs portáteis, que permite o acesso à Internet, ao e-mail e aplicações empresariais, com uma velocidade de transmissão que pode atingir, já nesta fase inicial, 1,8Mbps, mais de 4 vezes superior à actualmente disponibilizada na 3ª Geração. Na segunda fase de desenvolvimento desta nova tecnologia pela Vodafone, que ocorrerá até ao final deste ano, a velocidade de transmissão poderá chegar aos 3,6Mbps.

«Temos já vários clientes com a placa, que está à venda desde Março, apesar de só desde ontem (5 de Abril) terem acesso aos serviços», acrescentou o responsável.

Já no que toca ao acesso por telemóvel, os interessados terão de aguardar mais algum tempo. «No terceiro trimestre esperamos já ter telefones 3,5G», sendo que o primeiro fabricante a anunciar publicamente esta disponibilidade foi a «Samsung que disse ter terminais para 3,5G já no Verão», afirmou António Coimbra.

PUB

A nova placa de dados, disponível nas lojas desde 13 de Março, tem um preço base de 249,9 euros ou de 199,9 euros mediante um contrato de permanência de 12 meses. Promocionalmente, a Vodafone oferece também, a partir de hoje, um conjunto de condições especiais de upgrade para esta nova placa, nas quais se destaca o desconto de 50 euros válido para todos os actuais clientes Vodafone Mobile Connect Card 3G.

Actualmente, a rede 3G banda larga da Vodafone abrange já as cidades de Lisboa, Cascais, Oeiras, Funchal, Ponta Delgada e principais zonas urbanas do Algarve, chegando a outras cidades (Porto, Braga, Coimbra, Aveiro, Leiria, Setúbal, Beja, Évora e Portalegre já em Junho) e zonas urbanas do continente e ilhas até ao final do ano. Esta divisão prende-se com a «utilização de dois fornecedores diferentes», avançou o responsável.

«O HSDPA terá prioridade nas grandes zonas de comunicação, as cidades. Não estamos preocupados em cobrir as vias de comunicação», acrescentou.

Quando um cliente se desloca para zonas ainda sem cobertura 3G banda larga, os equipamentos 3G Banda Larga passam automaticamente a operar em 3G ou GPRS, disponível em todo o território nacional.

Tendo firmado os primeiros acordos de roaming para esta tecnologia, a Vodafone disponibiliza também, a partir de hoje, a utilização do seu serviço 3G Banda Larga na Alemanha (Vodafone Alemanha), na Áustria (Mobilkom) e ainda durante o mês de Abril na África Sul (Vodacom).

PUB

Últimas