Já fez LIKE no TVI Notícias?

Posição de Bruxelas sobre barragem do Sabor é «ditada por Portugal»

A posição que a Comissão Europeia tomará sobre a barragem do Baixo Sabor é «ditada por Portugal».

«A questão da comissão europeia é essencialmente ditada pela informação que foi produzida em Portugal», afirmou António Mexia, CEO da EDP, à margem de um debate sobre a construção da barragem transmontana.

Recorde-se que Bruxelas recebeu queixas da Plataforma Sabor Livre que se posicionam contra este projecto e estaria a qualquer momento a emitir um parecer. Esta barragem é contestada há mais de 10 anos, mas tem o apoio da maior parte da população da zona.

PUB

«Portugal precisa deste tipo de projecto», comentou o responsável, frisando que «se impõem escolhas porque as alternativas são piores. Não fazer nada é a pior alternativa», terminou.

Para antónia Mexia, esta é uma questão «crítica» uma vez que se fala do «potencial endógeno de Portugal», que é «um dos países que menos o aproveita».

Quanto ao apoio da empresa a outros municípios nestas questões, o CEO da EDP considera que a fiscalidade da energia é algo que tem que ser visto. «Nesse contexto, a defesa/melhor integração dos direitos das regiões onde os recursos existem é bem vinda. Tudo isto tem a ver com o consumidor pagar recursos mais próximos, quem dá o recurso recebe (..)».

PUB

Últimas