Já fez LIKE no TVI Notícias?

França empresta 3 mil milhões à Renault e PSA Peugeot-Citroën

Relacionados

Mais uma medida de apoio ao sector automóvel

A França vai emprestar três mil milhões de euros a cada um dos dois principais fabricantes automóveis do país, a Renault e a PSA Peugeot-Citroën.

O empréstimo faz parte do plano de ajuda ao sector, segundo avança a imprensa francesa. O dinheiro chegará às empresas através de empréstimos de longo prazo e com reduzidas taxas de juro, que andarão entre os 6 e os 7%. A taxa será variável e dependerá do resultado operacional alcançado por cada um dos grupos neste período.

PUB

Desta forma, o Governo francês recusa entrar no capital da PSA e aumentar a sua posição no capital da Renault, que ascende já a 15%.

Em troca, o Governo francês faz algumas exigências às empresas, nomeadamente o compromisso de não encerrarem fábricas no país. Terão ainda de usar os serviços de empresas fornecedoras que trabalhem no país e impor alguns limites no pagamento de dividendos aos accionistas. Quanto aos gestores, as remunerações terão também de ser mais moderadas, devendo os mesmos abdicar da parte variável do seu salário.

PSA vende menos 11% e Renault menos 21%

O sector automóvel tem sido um dos mais afectados pela actual crise económica e França não tem sido excepção a esta tendência. As vendas de carros estão em queda acentuada, os fabricantes estão a reduzir pessoal, a reduzir a produção e até mesmo a encerrar fábricas. No ano passado, as vendas da Peugeot-Citroën caíram 11% e as da Renault 21%.

O empréstimo soma-se a outras medidas de ajuda ao sector, que contam do plano de apoio ao sector, que passa também por estímulos à renovação do parque automóvel.

PUB

Relacionados

Últimas