Já fez LIKE no TVI Notícias?

Banco de Portugal admite subida das taxas de juro para 4% este ano

Relacionados

As previsões apresentadas esta terça-feira pelo Banco de Portugal para a economia nacional assentam em alguns pressupostos. Um deles é a continuação da subida das taxas de juro.

«A hipótese técnica considerada para a evolução das taxas de juro de curto e longo prazos consiste em admitir uma evolução em linha com as expectativas implícitas nos mercados de futuros até ao final do horizonte de projecção. De acordo com esta hipótese, considera-se que a taxa de juro de curto prazo (taxa de juro do mercado monetário para operações a três meses) aumentará de um valor médio de 3,1 por cento em 2006, para 4 por cento em 2007 e 4,1 por cento em 2008», pode ler-se no Boletim Económico de Inverno.

O banco central explica que estas «são taxas de juro forward a 3 meses implícitas na curva de rendimentos que, por isso, podem incorporar um prémio de risco para além das expectativas dos participantes no mercado relativamente às taxas de juro de curto prazo futuras» e que este perfil tem subjacente uma ligeira subida desta taxa no início de 2007 e uma virtual estabilização a partir de então.

PUB

Em relação à taxa de juro de longo prazo, a hipótese técnica considerada traduz-se num ligeiro aumento em termos médios anuais de 3,9 por cento em 2006 para 4 por cento em 2007 e 2008.

No que respeita às taxas de câmbio, o BdP considerou, como habitualmente, a manutenção destas aos níveis médios registados em meados de Dezembro de 2006. Esta hipótese implica uma apreciação do euro, em termos efectivos, de cerca de 3 por cento em 2007, que traduz uma apreciação face ao dólar, ao iene e ao franco suíço, que mais do que compensa a depreciação face à libra esterlina.

PUB

Relacionados

Últimas