Já fez LIKE no TVI Notícias?

Daimler, BMW e Bosch anunciam paragens temporárias da produção

Relacionados

Crise financeira continua a afectar empresas

O impacto da crise financeira sobre a economia real está a fazer-se sentir na indústria automóvel alemã, e levou esta segunda-feira empresas como a Daimler, a BMW e a Bosch a anunciar o encerramento temporário de algumas fábricas.

Segundo a «Lusa», na Daimler, a paragem das linhas de montagem abrangerá as 14 fábricas na Alemanha e obrigará a enviar para férias de Natal antecipadas cerca de 150 mil trabalhadores, confirmou o respectivo chefe de pessoal, Guenther Fleig.

PUB

A produção de automóveis e camiões Mercedes em Sindelfingen, nos arredores de Estugarda, a maior unidade de produção da Daimler, será interrompida a 12 de Dezembro, e recomeçará a 1 de Janeiro de 2009, referiu Fleig.

Quanto à suspensão da produção nas outras fábricas, decorrem ainda negociações, segundo o mesmo responsável.

As horas de trabalho a menos serão descontadas na bolsa de horas extraordinárias dos trabalhadores, não havendo assim lugar a cortes salariais

Fleig aproveitou a ocasião para reiterar a garantia dada em 2004 pela Daimler de que manterá as suas fábricas na Alemanha, e que até 2011 não procederá a despedimentos motivados por encerramento de unidades de produção no país de origem.

O mesmo acordo prevê o recurso a trabalho flexível dos operários da Daimler, e também a redução da semana de trabalho a 30 horas, se necessário.

Trabalhadores sem consequências graves de maior

Entretanto, a fábrica da BMW em Leipzig interrompeu também a produção durante quatro dias, como já tinha sido anunciado, devido à escassez da procura. Segundo um porta-voz do construtor alemão, também citado pela «Lusa», serão construídos menos 2.800 veículos, mas não haverá consequências para os 2.600 trabalhadores, recorrendo-se apenas a uma redução das horas extraordinárias acumuladas por cada um deles.

PUB

Na fábrica de Leipzig faz-se a montagem de três ¿limousines¿ da série três e de três modelos da série um da BMW.

Em Setembro, a venda das três marcas representadas pelo construtor de Munique, BMW, Mini e Rolls-Royce, baixou 14,6 por cento, e no mercado norte-americano foram vendidos até agora menos 25 por cento de veículos destas marcas, em comparação com o ano anterior.

A Bosch, grande fabricante alemão de componentes para automóveis, anunciou também esta segunda-feira que, devido à crise, encerrou a sua fábrica de Reutlingen/Rommelsbach mandando 400 trabalhadores para casa.

A decisão de encerrar a fábrica, que produz bombas para motores a gasóleo, foi tomada a curto prazo, e também aqui se recorrerá ao fundo de horas extraordinárias para não reduzir salários, disse um porta-voz da Bosch em Estugarda.

A medida prolongará as planeadas férias de Natal na Bosch em duas semanas, disse a mesma fonte.

PUB

Relacionados

Últimas