Já fez LIKE no TVI Notícias?

UE: Cavaco é contra referendo

E abertamente a favor da ratificação do futuro Tratado pelo Parlamento

O Presidente da República, Cavaco Silva, recordou esta quarta-feira em Riga, Letónia, que é contra a realização de um referendo em Portugal sobre a próxima revisão do Tratado da União Europeia, noticia a Lusa.

«Antes de ser designado Presidente da República, nunca me mostrei entusiasmado com o referendo», recordou aos jornalistas, no final da quarta edição do denominado Grupo de Arraiolos, que reúne presidentes de países da UE.

PUB

Mostrando-se abertamente a favor da ratificação do futuro Tratado pelo Parlamento português, sem recurso a um referendo popular, Cavaco Silva acusou os partidos de precipitação nesta matéria.

«Às vezes avançam sem pensar nas consequências e depois o que fazem é corrigir», justificou o Presidente português, convidando as forças políticas a «meditar serenamente» sobre o processo de ratificação do próximo Tratado da União.

Sobre o papel da presidência portuguesa na inevitável reforma institucional da UE, Cavaco aconselhou alguma calma.

«Neste momento, o melhor é ver que mandato sairá no final da presidência alemã», disse Cavaco Silva, à saída da conferência de imprensa sobre as conclusões do quarto encontro do Grupo de Arraiolos, lançado em 2003 pelo ex-presidente português Jorge Sampaio e cuja primeira reunião se realizou naquela vila alentejana.

PUB

Últimas