Já fez LIKE no TVI Notícias?

Fitch avisa que corte de rating a Portugal é o mais provável

Relacionados

Agência desapontada com elevado défice de 2009 e fraco corte em 2010

A agência internacional de notação financeira Fitch avisou esta quarta-feira que o mais provável é que o rating da dívida portuguesa venha a ser cortado.

Em declarações à Reuters, o director da agência, Douglas Renwick explicou que a Fitch mantém o alerta negativo para a dívida pública nacional, «com um corte a ser mais provável do que a manutenção depois de ter sido conhecida a estimativa governamental muito superior ao esperado do défice de 2009.

PUB

Recorde-se que, na proposta de Orçamento do Estado, o Governo aponta para um défice orçamental de 9,3% em 2009, em vez dos 8,2% estimados na estimativa enviada a Bruxelas no último trimestre do ano passado.

A Fitch diz que «foi bom ver reconhecida a necessidade de consolidação» na proposta do Orçamento, mas considera que também não é «a consolidação mais agressiva».

Depois de um buraco de 9,3% nas contas públicas em 2009, o executivo aponta para um corte de um ponto percentual em 2010, para 8,3% do Produto Interno Bruto (PIB).

«A primeira coisa que nos salta à vista é a revisão em alta da estimativa de défice orçamental para o ano passado, que foi bastante desapontante. 9,3% do PIB é significativo, são mais três pontos do que quando pusemos Portugal em alerta negative, em Setembro de 2009», afirmou Renwick.

Por enquanto, a Fitch atribui a Portugal um rating de AA na dívida de longo prazo.

PUB

Relacionados

Últimas