Já fez LIKE no TVI Notícias?

BCE: inflação negativa é temporária e não interfere com juros

Relacionados

Economia débil até final do ano mas a cair menos que no primeiro trimestre

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, afirmou esta quinta-feira, depois de a instituição ter mantido a taxa de juro de referência para a Zona Euro estável em 1%, que a inflação negativa registada em Junho é temporária e não interfere na política monetária.

Trichet antecipou que a inflação se manterá negativa por mais alguns meses, mas explicou que as expectativas de evolução de preços a médio prazo estão «firmemente ancoradas» em torno do objectivo de 2%, mas por baixo. Por isso mesmo, classificou o actual nível do preço do dinheiro «apropriado».

PUB

Na tradicional conferência de imprensa que se seguiu à reunido do Conselho de Governadores, Trichet alertou que a actividade económica vai manter-se débil até ao final do ano, mas o recuo será mais suave do que o registado no primeiro trimestre. O mercado de trabalho não terá a mesma sorte e deverá antes degradar-se ainda mais nos próximos meses.

«No próximo ano, após uma fase de estabilização, espera-se que se dê uma recuperação gradual com um crescimento trimestral positivo em meados de 2010», afirmou o banqueiro francês.

O responsável apelou ainda aos bancos da Zona Euro para que se recapitalizem e fortaleçam os seus balanços, mesmo que para isso seja necessário recorrer às medidas de apoio oferecidas pelos Governos, como as garantias estatais.

Para o banqueiro foi um êxito o último leilão do BCE, realizado na semana passada, no valor recorde de 442 mil milhões de euros a uma taxa de juro fixa de 1%.

No entanto, Trichet mantém que, quando a situação económica melhorar e o permitir, as medidas de apoio adoptadas deverão ser retiradas rapidamente, absorvendo a liquidez injectada no mercado.

PUB

Relacionados

Últimas