Já fez LIKE no TVI Notícias?

«The Economist» diz que Espanha está na «bancarrota»

Relacionados

PIB em forte abrandamento, desemprego alto e inflação recorde

A revista «The Economist» diz que a economia espanhola está «falida».

«Bancarrota espanhola: Um montão de casas por vender». É com este título que a revista se reporta à economia do País vizinho, acrescentando que a antiga estrela da Zona Euro está em declínio.

PUB

Uma descrição «sem papas na língua» fala de construções inacabadas e casas vazias, que se tornaram em «monumentos do drama económico vivido por Espanha».

A revista avança que há agora «milhares de compradores que temem não ver as suas casas acabadas ou, pior ainda, que não lhes restituam o dinheiro já pago.

A situação obrigou o líder do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, a convocar uma reunião de emergência durante este mês de Agosto, tradicionalmente de férias, para discutir as medidas destinadas a combater esta crise. Os sinais são cada vez piores, com a taxa de desemprego a alcançar os 10,4%, a inflação a disparar para 5,3% (máximo de quase 15 anos) e o crescimento económico a abrandar para ser quase nulo.

Uma performance que assume uma dimensão particularmente desoladora para Espanha, não por ser muito pior do que a das restantes economias da moeda única, mas porque contrasta com o comportamento francamente bom registado até há pouco tempo.

Os créditos fáceis e a bolha imobiliária fizeram prosperar o país e agora que bolha estourou, o Governo espanhol tem poucas armas para combater a degradação da economia.

PUB

Relacionados

Últimas