Já fez LIKE no TVI Notícias?

Portugal contra proposta europeia para aumentar horas de trabalho semanais

Os ministros de Emprego da UE vão tentar mais uma vez, amanhã, chegar a um acordo sobre a reforma da actual legislação de trabalho, que regula as horas de trabalho semanais e os direitos de descanso.

Será debatido num concelho, pelos responsáveis europeus do emprego, a última proposta de compromisso da presidência britânica da UE, que mantém a possibilidade de realizar contratos com mais de 48 horas semanais.

A directiva actual estabelece esse máximo de horas laborais por semana, mas inclui como excepção a clausula «opt-out», introduzida a pedido do Reino Unido e que se traduz na possibilidade de ampliar o número de horas, desde que seja de acordo com a vontade do trabalhador.

PUB

Apesar desta legislação ter começado a ser revista em 2003, as divergências entre países impediu até agora o acordo sobre um novo texto.

O «opt-out» é o principal ponto principal de discórdia, dividindo os países da União em dois blocos: o primeiro liderado pelo Reino Unido e que inclui a Alemanha, Áustria e a maioria de países da UE, que querem manter esta opção.

No segundo bloco figuram Portugal, França, Suécia, Bélgica, Grécia, Chipre, Finlândia, Espanha e Luxemburgo, que recusam a ampliação da semana laboral para mais de 48 horas.

A proposta da presidência britânica prevê que os países que recusam introduzir esta cláusula, como é o caso de Portugal, ou que desejam eliminá-la no futuro, se comprometam numa notificação à comissão europeia, a não fazer uso desta.

PUB

Últimas