Já fez LIKE no TVI Notícias?

Melhoria da situação económica europeia em 2007 ajudará Portugal

Relacionados

O secretário de Estado do Orçamento, Emanuel dos Santos, sublinhou hoje, em Bruxelas, que a melhoria anunciada da situação económica europeia prevista para 2007 será benéfica para Portugal, principalmente por causa do aumento previsto das exportações.

«Com certeza que uma melhoria na situação económica na União Europeia irá beneficiar Portugal», disse Emanuel dos Santos no final de uma reunião dos ministros das Finanças dos 27, citado pela «Lusa».

Na segunda-feira à noite, o comissário europeu dos Assuntos Económicos e Monetários, Joaquim Almunia, e o presidente do Eurogrupo, o ministro das Finanças do Luxemburgo, Jean-Claude Juncker, coincidiram na opinião de que o crescimento dos 12 países da moeda única será em 2006 e 2007 «melhor do que o previsto».

PUB

A Comissão Europeia, nas suas últimas previsões económicas publicadas em Novembro passado, antecipou para a zona euro um aumento de 2,6 por cento do PIB (Produto Interno Bruto) em 2006 e de 2,1 em 2007.

Joaquim Almunia explicou que os indicadores disponíveis «apontam na boa direcção» assim como os preços moderados do petróleo e a desaceleração «suave» da economia dos Estados Unidos.

Confiante que Portugal vai cumprir metas orçamentais

Por outro lado, o secretário de Estado do Orçamento mostrou-se confiante em como Portugal vai cumprir as metas estabelecidas de défice orçamental.

De um valor de 6% do PIB, em 2005, o défice deverá ter passado, em 2006, para 4,6%, e passar para 3,7% no ano em curso e 2,6% em 2008.

Entretanto, os ministros das Finanças dos 27 revogaram hoje o procedimento de «défice excessivo» contra a França depois de constatarem que o desequilíbrio das contas públicas do país é inferior ao limite de 3% desde 2005.

Portugal, Alemanha, Itália e Grécia são os outros países da zona euro ainda em «défice excessivo».

PUB

A França registou um défice orçamental de 2,9% do PIB em 2005 e, segundo os últimos cálculos, 2,7% em 2006.

O Programa de Estabilidade e Crescimento, elaborado por Paris, com a evolução da economia francesa para os próximos anos, prevê a continuação da diminuição do défice até alcançar o equilíbrio em 2010.

Segundo fontes comunitárias, os ministros das Finanças deverão revogar o procedimento de «défice excessivo» da Alemanha «nos próximos meses», seguindo-se a Itália em 2008 e Portugal em 2009.

PUB

Relacionados

Últimas