Já fez LIKE no TVI Notícias?

Brisa e imobiliário pagarão a maior factura se BCE subir juros

O Banco Central Europeu (BCE) deverá subir em 25 pontos base para os 2,25%, a taxa de referência do BCE já em Dezembro, defende a corretora Golden Broker, na sua análise ao mês de Outubro e inícios de Novembro.

«Caso este efeito de subida se consume, as famílias e as empresas serão penalizadas, muito por manterem empréstimos de longo prazo indexados a taxas de curto prazo», explica a corretora.

As consequências chegarão também ao sector imobiliário que «não ficará imune, uma vez que necessita de taxas de juro baixas para construir e vender», acrescenta a Golden Broker.

PUB

Na banca aumenta risco de crédito tenderá a aumentar mas, por outro lado, «o estreitamento do diferencial de taxas de juro face a outras divisas tende a favorecer o euro e um controlo de inflação a níveis baixos», considera a corretora.

Em termos de impacto do aumento dos juros nas empresas, a Golden Broker estima que afecte «essencialmente as empresas com mais dívida, como as construtoras, e as empresas com cash-flows mais certos, como a Brisa».

Consequências positivas dizem respeito sobretudo ao mercado de capitais. «Há alguns indicadores que mostram alguma recuperação económica no espaço euro, sendo o mais importante o bom comportamento dos índices accionistas durante este ano», remata a corretora.

PUB

Últimas