Já fez LIKE no TVI Notícias?

Durão Barroso pede adiamento da votação por um mês

O presidente eleito da Comissão Europeia, Durão Barroso, solicitou o adiamento da votação da sua equipa pelo Parlamento Europeu, prevista para hoje em Estrasburgo, revelaram responsáveis do grupo socialista, reunidos esta manhã com o antigo primeiro ministro português.

À entrada para um encontro hoje de manhã com Durão Barroso, o líder do grupo socialista no parlamento europeu (PSE), Martin Schulz, admitiu o adiamento, "por um mês", da votação.

O vice-presidente dos 200 deputados socialistas, o austríaco Hannes Swoboda, disse à margem da reunião que está "95 por cento seguro de que não haverá hoje votação", revelando que será apresentada "uma nova proposta, uma nova comissão com mudanças".

PUB

Durão Barroso enfrenta o risco de ver a sua equipa de 24 comissários ser "chumbada" pelo Parlamento Europeu, o que seria inédito na história da União Europeia.

A rejeição é um cenário que se tornou possível depois de o antigo primeiro-ministro português ter recusado retirar a pasta da Justiça e Assuntos Internos a Rocco Buttiglione, como exigiram muitos eurodeputados, após as polémicas declarações do político italiano sobre o "pecado" da homossexualidade e o papel da mulher na sociedade.

A maioria dos socialistas já havia manifestado a intenção de votar contra a nova equipa comunitária.

PUB

Últimas