Já fez LIKE no TVI Notícias?

Empresas cotadas renitentes em divulgar remunerações da administração

A remuneração dos membros da administração é a informação que as empresas cotadas mais resistem em divulgar ao mercado. Esta é uma das conclusões do estudo elaborado pela Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) relativamente ao cumprimento das directivas regulatórias do mercado de capitais durante o ano de 2004. Nenhuma das cotadas nacionais cumpre todas as recomendações, é outra das conclusões.

Das 44 sociedades cotadas no Mercado de Cotações Oficiais e das 4 cotadas no mercado secundário, nenhuma delas cumpre todas as recomendações no que diz respeito ao governo das sociedades, ainda que a «qualidade da informação» tenha vindo a crescer.

«Constata-se que nenhuma sociedade respeita todas as recomendações que a CMVM apresenta», apesar de se assistir cada vez mais «à produção de relatórios de governo da sociedade de maior qualidade», diz o relatório divulgado hoje.

PUB

Do conjunto das recomendações, as menos respeitadas são as que dizem respeito às «remunerações individuais dos membros de administração» onde se continua a registar «resistência à sua divulgação», diz a CMVM.

Ainda assim, do universo das empresas cotadas, o BES, a Jerónimo Martins e a SAG são as mais cumpridoras. Os números não deixam margem para engano.

43% das sociedades cotadas cumprem apenas metade ou menos de metade das recomendações propostas (num total de 10) e apenas 41% das sociedades cumprem sete ou mais recomendações. E as três mais cumpridoras cumprem com 90% das recomendações, ou seja, 9 das 10 recomendações da CMVM.

A recomendação em falta diz justamente respeito às «remunerações individuais dos membros de administração».

PUB

Últimas