Já fez LIKE no TVI Notícias?

Juros na Zona Euro devem manter-se nos 2%

Relacionados

Os governadores dos bancos centrais europeus vão reunir-se hoje para discutir a política de taxas de juro na Zona Euro apesar dos observadores do mercado monetário não acreditarem que o Banco Central Europeu (BCE) siga o exemplo da Reserva Federal norte-americana e opte por uma subida das taxas.

As taxas de juro na Zona Euro não sofrem alterações desde Junho de 2003 e os analistas adiam qualquer alteração para 2006, à semelhança do que aconteceu na última reunião do BCE no passado dia 4 de Agosto.

O BCE considera que a contínua escalada dos preços do petróleo, apesar de não estar a reflectir-se num aceleramento da inflação, poderá ter um impacto negativo em termos de confiança dos consumidores e da própria procura.

PUB

No seu boletim de Setembro, o banco insiste que o crescimento da Zona Euro melhorará na segunda metade do ano mas, ainda assim, justamente devido aos actuais preços do petróleo, reviu em baixa as expectativas de crescimento do PIB para 2005.

No que diz respeito à inflação o BCE reviu em alta a sua evolução, mas ressalva que, a verificar-se uma subida dos preços, essa diferença será controlável a médio prazo. No entanto, a entidade continua a defender que a manutenção da taxa nos 2% é uma defesa que os países da Zona Euro têm para fazer face a uma eventual subida da inflação.

A divisa europeia atingiu a sua máxima valorização face ao euro em Dezembro de 2004, nos 1,367 dólares, mas neste momento, devido, entre outros factores, ao diferencial dos juros entre a Zona Euro e nos Estados Unidos, onde as taxas já chegam aos 3,75%.

A Reserva Federal norte-americana, entidade homóloga ao BCE, já elevou as taxas de juro nos EUA 12 vezes só este ano.

PUB

Relacionados

Últimas