Já fez LIKE no TVI Notícias?

Petróleo segue nos 59 dólares a aguardar stocks no EUA

Relacionados

O petróleo voltou a subir, mantendo a tendência manifestada ontem ao longo do dia, ao bater o recorde de Segunda-feira, segundo o cálculo efectuado hoje pelo secretariado da Organização dos Países Exportadores de Petróleo, com sede em Viena.

Na base desta subida continua o factor especulativo dos investidores e a incapacidade das refinarias de aumentarem o «output», mesmo se a OPEP se comprometer oficialmente com o aumento da produção em 500 mil barris.

No entanto, o preço do crude poderá sofrer alterações ao longo do dia, quando for dado a conhecer o relatório de stock norte-americano.

PUB

Por todas estas razões, a palavra do dia é o «nuclear». O presidente George W. Bush já anunciou a intenção de construir mais uma central de energia nuclear para criar alternativas ao petróleo.

Analistas nacionais já haviam chamado a atenção para esta necessidade, que surge agora como urgente, uma vez que só agora se começa a sentir o impacto da total dependência portuguesa do crude: Portugal compra 115 milhões de barris de petróleo por ano e um acréscimo de 10 dólares por barril, significa menos 0,8% do crescimento económico do país.

O Brent está hoje a negociar nos 56,81 dólares, a subir 0,28% e o petróleo de Nova Iorque vale agora 58,99 dólares por barril, mais 0,05% que ontem.

PUB

Relacionados

Últimas