Já fez LIKE no TVI Notícias?

UE: Amado destaca cimeira com Brasil

Ministro fez o primeiro balanço da presidência portuguesa da União

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, destacou hoje, na Assembleia da República (AR), o sucesso da primeira Cimeira UE-Brasil, no balanço das duas primeiras semanas da presidência portuguesa do «bloco europeu» dos 27, noticia a Lusa.

Falando perante os deputados das comissões dos Negócios Estrangeiros e dos Assuntos Europeus, o presidente em exercício do Conselho de Ministros da UE salientou que os objectivos da cimeira «euro-brasileira» foram «completamente alcançados».

PUB

Luís Amado disse que na cimeira, que juntou, em Lisboa, no início do mês, o presidente brasileiro, Lula da Silva, o primeiro-ministro português e actual chefe do Conselho de líderes da UE, José Sócrates, e o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, houve, pela primeira vez, um diálogo estruturado com o Brasil, no âmbito de uma agenda global.

A cimeira lançou as bases de uma futura Parceria Estratégica entre a UE e o Brasil, colocando o maior país da América Latina, face à Europa dos 27, ao mesmo nível de outras potências mundiais, como os EUA, Rússia, Canadá, China, Índia, entre outras.

Aludindo à comutação da pena de morte para prisão perpétua do médico e das cinco enfermeiras búlgaras detidas na Líbia, anunciada terça-feira, Luís Amado considerou a medida «positiva», mas disse que ainda não satisfaz.

Nas próximas semanas, todos os esforços serão feitos para que aqueles cidadãos búlgaros sejam extraditados para a Bulgária, disse Amado.

Depois do balanço das primeiras semanas da presidência portuguesa, Luís Amado destacou da agenda do Conselho da UE os conflitos no Médio Oriente e no Sudão e a questão do estatuto futuro da província sérvia do Kosovo.

PUB

Últimas