Já fez LIKE no TVI Notícias?

Crédito: 23% das empresas com alto risco de incumprimento

Relacionados

Mesmo assim, falências e incumprimento diminuíram bastante

A percentagem de empresas europeias cujo risco de incumprimento de crédito é elevado manteve-se em 2007 nos 23%, sensivelmente o mesmo valor registado em 2006 e 2005, revelam dados da agência de notação financeira Moodys.

A manutenção deu-se apesar de, na segunda metade do ano passado, se ter verificado uma degradação da situação financeira internacional e do aumento da incerteza, decorrentes da crise desencadeada pelo crédito de alto risco (subprime) nos EUA.

PUB

De acordo com a agência, foram 310 as empresas com rating abaixo de Baa, a que corresponde o risco de crédito mais elevado, num total de 1.383 empresas.

Apesar de o peso do alto risco se ter mantido nos últimos dois anos, uma análise mais alargada no tempo permite verificar que houve um forte aumento nas últimas décadas. É que em 1985, eram apenas 5% as empresas com risco de crédito elevado.

No que se refere às falências entre as empresas com rating, no ano passado deu-se uma queda de quase 70%, com o volume de incumprimento a registar uma descida idêntica, para 638 milhões de euros.

Este ano, a crise desencadeada do subprime deverá já ter mais impacto e por isso mesmo, a agência espera um aumento das emissões de risco mais elevado, especialmente nos EUA.

PUB

Relacionados

Últimas