Já fez LIKE no TVI Notícias?

Qualidade das redes móveis em Portugal quase a 100%

Relacionados

A qualidade das redes móveis em Portugal, da TMN, Vodafone e Optimus, apresentam a qualidade quase a 100%, segundo um estudo da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM).

De acordo o estudo de qualidade, 93,3% das chamadas de teste foram estabelecidas com sucesso e a comunicação mantida durante um período de cinco minutos.

Para além disso, cerca de 98% das chamadas de teste apresentaram níveis de qualidade áudio bons ou aceitáveis, sendo que, apenas 2% das chamadas apresentaram níveis de perceptividade pobres ou maus.

PUB

O indicador de cobertura, à semelhança de outros estudos feitos pelo regulador nos mesmos locais, apresenta níveis elevados.

No entanto, se compararem os resultados do actual estudo, com o resultado do que foi feito em Outubro/Dezembro de 2004 sobre as chamadas de média duração (110 segundos), verifica-se que o indicador acessibilidade, a capacidade de se estabelecer e manter uma ligação, apresenta níveis mais baixos na situação de chamadas de longa duração. De facto, nas chamadas de longa duração, 93,3% das ligações são estabelecidas e mantidas com sucesso, número que no caso das chamadas de média duração sobe para 97,6%.

No que respeita à qualidade áudio, 59% das chamadas de longa duração têm boa perceptividade, valor que no caso das chamadas de média duração sobe para 68,1%.

Ainda de acordo com o estudo não se verificam diferenças significativas nos resultados obtidos pelos vários operadores móveis, TMN, Vodafone e Optimus, nas chamadas de longa duração.

No que respeita à acessibilidade na rede da Vodafone, 94% das chamadas efectuadas terminaram normalmente. No caso da Optimus é de 93,3%, e de 92% no caso da TMN.

Na qualidade aúdio, a Vodafone volta a ser a operadora com melhor nível de qualidade, 63,8%; seguida da TMN, com 60,8%, e da Optimus, com 52,4%.

PUB

Relacionados

Últimas