Já fez LIKE no TVI Notícias?

Schroders eleva previsões para economia global

Relacionados

Zona Euro sai da recessão liderada por França e Alemanha

A Schroders reviu em alta a sua perspectiva para a economia global e prevê agora que se contraia 2% este ano para crescer pouco mais de 2% em 2010. Números que são cerca de um ponto melhores do que as previsões de há três meses.

O comportamento acima das expectativas no segundo trimestre e os sinais de melhoria no terceiro levaram à revisão, anunciou a Schroders em comunicado.

PUB

A ajudar à retoma está a inversão na tendência dos stocks das empresas, bem como as medidas de estímulo económico, levadas a cabo por vários governos. No entanto, alertam, a economia ainda enfrentará algumas pressões em 2010, que pressionarão o consumo privado e as vendas a retalho, limitando a recuperação. «A curva da economia tende a evoluir mais como um W do que como um V», refere a Schroders no relatório.

Taxas de juro não devem subir antes de Junho de 2010

Para fazer frente a estas ameaças, prevê-se que os bancos centrais mantenham uma política monetária favorável, não se esperando aumentos das taxas de juro antes de Junho do ano que vem.

No que se refere à Zona Euro em Particular, a Schroders diz que a retoma está em curso. As duas maiores economias da região, França e Alemanha estão a sair da recessão mais cedo do que se esperava, sendo que tudo aponta para o facto de se tratar de uma tendência consistente. No entanto, permanece a ideia de que a Zona Euro recuperará depois dos restantes países avançados.

A expectativa é de que o BCE mantenha a taxa de juro baixa. Os riscos consistem sobretudo na contínua apreciação do euro e na possibilidade de se retirarem as medidas de estímulo económico cedo de mais.

O desemprego, no entanto, deverá continuar elevado, por mais algum tempo.

PUB

Relacionados

Últimas