Já fez LIKE no TVI Notícias?

Economia estagnou na Zona Euro no último trimestre

PIB de Portugal deverá recuado 0,2% no quarto trimestre, de acordo com nova estimativa do Eurostat

A actividade económica na Zona Euro estagnou no quarto trimestre de 2009, de acordo com a última estimativa sobre o crescimento do Produto Interno Bruto avançada pelo Eurostat, que apontava, até agora, para um crescimento de 0,1%.

Face ao trimestre de 2008, o Produto Interno Bruto (PIB) da Zona Euro caiu 2,2%, um valor que representa um ajustamento em baixa face à primeira estimativa, que apontava para um abrandamento de 2,1%.

PUB

Veja aqui a reportagem

O Eurostat reviu também em baixa os valores para a economia portuguesa, estimando que, no quarto trimestre, o PIB de Portugal tenha recuado 0,2% (a primeira estimativa apontava para uma variação nula).

Já face ao trimestre anterior, o gabinete de estatísticas europeu reviu igualmente em baixa o valor para a economia portuguesa, para -1%, pior do que os -0,8% estimados anteriormente.

Na União Europeia, o PIB avançou 0,1% face ao terceiro trimestre de 2009, tendo recuado 2,3 por cento face ao período homólogo de 2008, escreve a Lusa.

Entre os Estados membros para os quais o Eurostat tem valores disponíveis, a Estónia registou o valor mais elevado (2,5%), relativamente ao trimestre anterior, seguido da Eslováquia (2%) e Polónia (1,2%).

Com os piores desempenhos estiveram a Letónia (com uma contracção de 2,9%), a Estónia (-2,5%) e a Irlanda (-2,3%).

No conjunto do ano 2009, o PIB caiu 4,1% na Zona Euro e 4,2% no conjunto da União Europeia.

[Notícia actualizada]

PUB

Últimas